Por Otto Aquino Da Revista Náutica
Existem várias maneiras de economizar combustível numa lancha, mas tudo depende da sua boa vontade em colocar em prática algumas delas. Nem todas parecem, a princípio, muito eficientes. Mas basta navegar por algumas horas seguindo estas sugestões para sentir a diferença na hora de reabastecer. Uma economia mínima que seja já faz alguma diferença no bolso, pode acreditar. A melhor – e mais indicada – maneira de não gastar combustível a toa é fazendo uma manutenção preventiva dos motores e demais equipamentos mecânicos.
Sim, isso pode tomar um pouco de tempo, mas os resultados serão sempre satisfatórios. E mais: os mesmos fatores que influenciam na economia também ajudam a melhorar o desempenho, diminuir a emissão de poluentes, aumentar a vida útil do motor e reduzir os custos com a própria manutenção. Afinal, evitar sempre custará mais barato do que consertar!
Quase sempre, o alto consumo está ligado a aspectos do motor, porque todos eles funcionam através da mistura de ar e combustível. Assim, qualquer inconveniente na combustão influencia diretamente o consumo. Mas há, também, outras causas e elas nem sempre são tão óbvias assim. Veja só algumas delas.
As dicas para poupar combustível
- Só leve para bordo o que for realmente necessário. Quanto mais leve o barco estiver, mais ele andará e, por isso, menos gastará;
- Distribua bem o peso a bordo. Sem estabilidade não há desempenho. E, sem desempenho, o consumo aumenta bastante;
Nunca embarque mais gente que o permitido. Além de proibido, prejudica a estabilidade, aumenta o peso e,também,o consumo;
- Capotas são úteis, protegem contra o sol, mas aumentam bastante a resistência aerodinâmica do barco. Se não precisar delas, feche-as ao navegar;
- Só abasteça com a quantidade necessária, além, é claro, da margem de segurança de 1/3 a mais. Combustível demais no tanque aumenta o peso, envelhece logo e se perde;
- Evite deixar o motor funcionando à toa. Mas – atenção! – isso não quer dizer que você deva ligar e desligar o motor várias vezes, num curto espaço de tempo, porque pode danificar o motor de arranque;
- Verifique periodicamente se os hélices estão trincados, danificados ou sujos.Qualquer alteração neles aumenta diretamente o consumo.O mesmo acontece com os lemes. Se eles estiverem desalinhados, podem “frear” o barco;
- Se o barco estiver vibrando muito, os eixos que ligam o motor ao hélice podem estar desalinhados. Isto rouba desempenho e aumenta o consumo;
- Periodicamente, retire o barco da água e pese-o. Se estiver muito acima do normal, pode haver água dentro das longarinas, cavernas ou no laminado. E peso a mais, você já sabe…
- Se o barco ficar parado na água por mais de duas semanas, mergulhe para limpá-lo e remover eventuais cracas.Um casco sujo rouba cerca de 10% do desempenho e aumenta o consumo quase na mesma proporção;
- Se tiver motores de popa acima de 75 hp, troque os hélices de alumínio por outros, de aço inox,que melhoram a aceleração e diminui o consumo;
- Faça uma boa revisão no motor a cada seis meses. As peças normalmente trocadas serão velas, correias, óleo e óleo da caixa de engrenagens, além de graxa nas articulações;
- Nos motores a diesel, troque os filtros, limpe o tanque e verifique os bicos,bombas injetoras e o intercooler;
- Nos motores de centro a diesel, periodicamente, acelere até a rotação máxima por cerca de um minuto, para limpar os bicos injetores;
- Como nos automóveis, quanto mais força o motor fizer na partida, mais combustível gastará. Por isso, para chegar até a velocidade ideal, acelere suave e progressivamente a sua lancha;
- O compartimento do motor precisa ser bem ventilado para que ele não esquente muito e perca o rendimento;
- Abuse da velocidade de cruzeiro econômica, que é aquela em que é possível atingir a maior distância com um tanque cheio. Se o fabricante não fornecer este dado, confira nos testes de Náutica. Geralmente, em motores de popa, esta velocidade ocorre a cerca de 3 500 rpm.
Combustível adulterado: Como identificar esta bomba
Quase nunca dá para identificar um combustível adulterado a olho nu. Mas, ao ser abastecido por um combustível de má qualidade, o barco imediatamente passa a apresentar determinadas características que podem indicar que ele foi “batizado”. Veja aqui algumas delas e volte para reclamar ou,nos casos mais sérios,siga direto para a oficina.
O que ele causa…
Motor engasgando e morrendo nas paradas. Potência e o torque sofrendo grande perda. Marcha lenta irregular e oscilação de rotações. Aumento no consumo de combustível. Maior dificuldade em dar a partida. Aumento considerável da fumaça.
…E o que você deve fazer
Escoe todo o combustível e limpe o tanque. Troque as mangueiras e conexões de alimentação. Veja a válvula que regula a pressão da injeção. Cheque as condições da bomba de gasolina. Limpe os bicos injetores ou carburador. Troque os filtros de combustível.
o fundamental para motores a diesel ou gasolina , é a troca do filtro de combustivel e filtro de oleo do motor e rabeta , pelo menos uma vez por ano.
melhor ainda , para barcos que ficam muito tempo parados , é pelo menos uma vez por mes , lançar na agua e andar com a lancha por no minimo 1 hora por mes…..