Volantes: Como escolher o certo para pilotar melhor o seu barco

O tamanho certo depende do peso do barco, mas ele não pode atrapalhar os outros instrumentos do painel. Veja como não errar

Por Laura Lopes
Da Revista Náutica

Grandes, pequenos, coloridos, esportivos, clássicos, de madeira, de metal, de plástico, etc, etc. Existe uma infinidade de modelos e tipos de volantes para barcos no mercado. Os tamanhos, também, são bem variados: vão de 30 centímetros a mais de um metro de diâmetro. Mas a escolha não deve ser feita apenas pela estética. 

O tamanho, por exemplo, deve ser fruto do peso do barco, porque quanto maior o volante, menor o esforço nas manobras. Ele também deve combinar com o painel, tanto no design quanto no próprio diâmetro, para não encobrir relógios e instrumentos. Além disso, é importante saber o sistema de direção do barco: se mecânico, hidráulico ou hidráulico servo-assistido — cada um exige um tipo de volante. 

Sua localização no casco também conta: barcos com comando ao ar livre exigem volantes com materiais mais resistentes ao sol e chuva, por exemplo. Veja aqui alguns dos modelos mais vendidos no Brasil e veja qual se adapta melhor ao seu barco.

Volante ou timão?
A diferença está só no nome. Timão, volante, direção, roda de leme… Todos significam a mesma coisa. Mas, por pura convenção, costuma-se chamar de volante o equipamento que vem em lanchas (e que são, geralmente, pequenos), roda de leme, em veleiros (com grandes diâmetros) e timão para barcos de grande porte, como escunas, navios, barcos de pesca e trawlers, quase sempre com pegadores externos, bom diâmetro e linhas clássicas. Mas só os velhos marinheiros costumam se ofender com as trocas.

Dez dicas para acertar na escolha

  1. Quanto mais enfeitado e colorido for o volante, maior a chance de você enjoar rapidamente dele
  2. Volantes de aço inox ou aço revestido, duram mais que todos os outros
  3.  Não se preocupe com a buzina. Nos barcos, ao contrário dos carros, ela não fica no volante
  4. Barcos com painel de madeira pedem volantes também de madeira ou de vinil que imita este material
  5. Quanto maior o barco, maior deve ser o volante. Para lanchas grandes, acima de 40 pés, recomenda-se volantes com 40 centímetros de diâmetro e sistema de direção hidráulica
  6. Lanchas de até 22 pés pedem volantes instalados abaixo da linha do ombro do piloto, quando ele estiver sentado
  7. Veleiros exigem rodas de leme com grandes diâmetros, porque os lemes são pesados. Às vezes, colocar duas, uma em cada bordo, ajuda nas manobras
  8. Nas lanchas com pilotagem em pé, o volante deve ficar na altura da virilha do piloto, que, por sua vez, deve navegar com os braços esticados para baixo
  9. Barcos com console central devem ter o volante num ângulo de cerca de 70 graus em relação ao painel
  10. Volantes de aço inox duram bastante, mas prefira aqueles com revestimento em borracha, que impedem que as mãos escorreguem

Já vem com pegador
Este volante é em aço inox já vem com knob, um pegador preso ao aro, para dar maior conforto ao piloto. É compatível com caixas Safe T, Big T e hidráulica e tem 38 centímetros de diâmetro.

 

Para usar dentro
Este volante de mogno, da Vetus, é muito usado nos interiores, por ser de madeira e ter linhas elegantes. O diâmetro é de 55 centímetros.

 

Grande e protegido
Este modelo da Vetus tem linhas tradicionais e é indicado para barcos grandes. Tem 53 centímetros de diâmetro e proteção contra raios UV.

 

 

 

Para barcos esportivos
Este volante da Abarth tem a parte central prateada, mas também pode ser vermelha, amarela ou branca. É feito em poliuretano e tem diâmetro de 34 centímetros.

 

Para usar fora
Este volante da Vetus é feito para a área externa, porque tem proteção contra raios UV, não muda de cor com o tempo e é emborrachado. Tem 38 centímetros de diâmetro.

 

 

Para não escorregar
Este modelo de aço inox da 5 Oceans tem espuma, para as mãos não escorregarem. Bom para barcos de pesca e lanchas de até 26 pés. Tem 39 centímetros de diâmetro.

 

 

Bem clássico
Este volante da Uflex tem acabamento que imita rádica e diâmetro de 45 centímetros. Para painéis elegantes.

 

Para grandes veleiros
Para os grandes veleiros, esta roda de leme, da Nautos, tem 1,2 metro de diâmetro, é toda em aço inox e vem com quadrante, roldanas e esticadores. Opcionalmente, pode ser revestida em couro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s