Limpeza é essencial para proteger sua embarcação

Conheça um pouco mais sobre o assunto

Ter uma embarcação envolve responsabilidade e cuidado, pois o contato com a água e a umidade constante pode levar o barco, lancha, jet ski ou veleiro a apresentar problemas no futuro e comprometer a segurança dos passageiros.

A composição de um barco envolve materiais como metal, fibra, madeira e plástico que precisam de cuidados simples, mas essenciais.

Essas ações deverão garantir uma vida útil mais longa e a proteção do patrimônio. Como é inevitável o contato das embarcações com a umidade, alguns produtos específicos podem ajudar a manter seu barco sempre limpo e protegido. Por isso, anote as dicas da Bombarco e, preste atenção no serviço da Marina, e dos grumetes responsáveis pelos cuidados com as embarcações.

Limpeza do porão: é uma das tarefas mais delicadas na embarcação, e recomenda-se a limpeza sempre que houver contato com a água salobra. Por isso, é importante utilizar desengraxantes que removem completamente graxa, óleos e sujeira aderida no porão, piso e também no motor. Com a solução, será removido o sal depositado em cantos e frestas, evitando corrosão. É importante que a limpeza seja sempre feita com o motor frio, usando produtos adequados e tomando o cuidado ao limpar engrenagens e correias.

Limpeza da proa, deck e outras superfícies: apesar do contato direto com a água, é importante lavar com água e sabão apropriado o casco, proa e outros itens externos da embarcação. O sabão irá ajudar a remover a sujeira incrustada e evitar manchas. A limpeza deve ser feita com certa freqüência, e o procedimento “completo” é recomendado sempre que a embarcação retornar de alguma viagem longa, pescaria ou longos períodos sob o sol.

Enceramento: é especialmente recomendada a aplicação de cera na fibra ou metal para proteger estas partes da agressão causada pela maresia ou pela umidade em geral. É importante escolher ceras específicas para aplicação náutica, que formam uma película resistente contra a ação do tempo, como chuva, sol e maresia. A aplicação também depende do tempo de exposição ao sol. Ao notar que a superfície não está lisa, é recomendado reaplicar a cera.

Proteção de borrachas: muito vulneráveis a maresia e a ação da umidade, as borrachas e plásticos podem ficar ressecados com o tempo, o que requer atenção. A borracha é aplicada entre partes de fibra, nas portas, e outras partes do barco, que precisam ser protegidas com freqüência. Recomenda-se manter estas partes limpas e aplicar um silicone que ofereça a proteção tanto para borrachas e plásticos, quanto para equipamentos de mergulho.

Odores e mofo: para evitar o odor desagradável causado por lixo, frutos do mar e outros peixes, ou mesmo algum odor que fique impregnado, é recomendável aplicar um Anti Mofo e Eliminador de Odores, que penetram nas superfícies e eliminam o mau cheiro que causam incômodo aos passageiros. De qualquer forma não se deve deixar alimentos armazenados na embarcação como peixes e frutos do mar, frutas, leite ou carne. As superfícies internas podem ser limpas com bicarbonato de sódio misturado com água ou limpadores não abrasivos.

São diversas as empresas que comercializam esses produtos. Use somente material adequado em sua embarcação. E, dê preferência aos produtos que não agridem a natureza.

Os produtos das empresas Ecospirit e Nautispecial são biodegradáveis e podem ser facilmente encontrados em marinas e nas principais lojas especializadas pelo Brasil.

Fonte: Portal Bombarco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s