Qual a diferença entre deslocamento e planeio?

Foto: Fibrafort/Divulgação
A maioria das lanchas de lazer tem cascos planantes

Deslocamento e planeio estão diretamente ligados à velocidade do barco. Parece tudo o que você precisa saber a respeito, mas não é bem assim. Na teoria, um casco entra em planeio ao atingir a velocidade necessária para criar uma força de sustentação capaz de erguê-lo da água. Quando isso acontece, seu calado diminui e, consequentemente, a resistência da água na proa também. Certos cascos, porém, são incapazes de chegar a essa condição por terem formato inadequado ou serem pesados demais, por exemplo. É o caso de trawlers e de alguns veleiros antigos, cujo casco, com fundo geralmente arredondado, têm uma relação comprimento/ boca na linha d’água acima de 4 (o comprimento é mais de quatro vezes maior que a boca). Ou seja, eles são alongados, justamente para diminuir a resistência às ondas geradas pelo movimento do próprio casco, economizando potência no motor. Trocando em miúdos, quanto maior o comprimento da linha d’água do casco, e quanto mais alongado ele for, mais veloz ele será.

Foto: Kalmar/Divulgação
Exemplo de barco com casco deslocante

Uma maneira bem simples de calcular a velocidade máxima (em nós) de um barco monocasco deslocante é multiplicar a raiz quadrada do comprimento da sua linha d’àgua (em pés) por 1,34. Assim, sabe-se que um trawler de 70 pés, por exemplo, chegará a no máximo 11 nós, sem porém precisar de muito motor. E que um navio, com mais de 100 metros de comprimento e alguns milhares de toneladas de deslocamento, poderá navegar a mais de 20 nós. Para ir além disso, e atingir o estado de semideslocamento (condição intermediária entre planeio e deslocamento), eles precisarão de muitos cavalos a mais, aumentando bastante o consumo. Os trawlers atuais, que navegam acima de 15 nós, têm casco semideslocante.

As lanchas, por sua vez, são projetadas para ultrapassar a zona de semideslocamento — caracterizada pelo levantamento da proa —, para então entrar em planeio e ganhar velocidade. Precisam de bastante motor, mas, uma vez vencida essa etapa, a resistência da água diminui, fazendo a velocidade subir. Para isso, porém, o casco deve ser leve e ter fundo chato ou em V, de forma a maximizar a força de sustentação.

Já os veleiros são basicamente deslocantes, com cascos afilados, para diminuir a resistência. A tendência é tornar seus cascos à semelhança das lanchas. Com isso, aumenta-se a velocidade, a ponto deles também chegarem ao planeio. Mas jamais erguerão seus cascos tanto assim da água. Mas isso não quer dizer que sejam apenas deslocantes.

Por Sergio Rossi
Da revista Náutica, edição 248

4 thoughts on “Qual a diferença entre deslocamento e planeio?

  1. Bom dia, gostaria de saber em que pode ser util o aerofolio que as vezez e instalado na rabeta de alguns motores de popa. Se ele ajuda alguma coisa no planeio.

    • Olá Sr. Honey, é um prazer poder ajudá-lo.
      O objetivo do hidrofólio é realmente auxiliar no planeio do barco.
      O seu uso realmente é eficaz, pois provoca uma força contrária, forçando a proa do barco a baixar, melhorando o tempo de planeio.

      Qualquer outra dúvida estaremos à disposição.
      Atenciosamente.
      Fibrafort Boats

  2. Bom dia.
    Possuo uma F280gt com motor 8.1L e gostaria de saber se a instalação de Flaps melhoraria o planeio da embarcação e qual a medida minima adequada dos flaps.

    obrigado
    Roberto

    • Sr. Roberto,

      Boa tarde.

      Sim, a instalação do kit de Flaps ajuda a melhorar a razão de planeio do barco, diminuindo assim o tempo necessário para que o planeio seja feito.

      A informação sobre a dimensão correta o senhor deve procurar junto ao fornecedor de Flaps de sua confiança, tendo em vista que não fazemos a instalação do mesmo.

      Muito obrigado pelo acesso e estamos a disposição.

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