Veja como eliminar os odores a bordo de uma maneira ecologicamente correta.

A cabine do seu barco cheira a mofo? O banheiro tem aromas de esgoto? Calma, porque interiores de barcos são ambientes, de fato, sujeitos a odores ruins. O próprio meio (leia-se a umidade provocada pelo contato permanente com a água) propicia isso. E o pior é que a maioria dos produtos convencionais de limpeza acaba agravando o problema, seja pela química que contêm, seja pela poluição que causam ao serem despejados na própria água, após a limpeza. Foi pensando nisso que os empresários Felipe e Diego Christiansen, da Manacá Soluções Ambientais, criaram um serviço de limpeza para barcos, no mínimo, curioso. Chama-se EcoSpirit, obedece rigorosamente aos preceitos do ecologicamente correto e só usa produtos naturais e biodegradáveis, como um multiuso à base de óleos essenciais de plantas, que limpa e remove manchas de sofás, antiderrapantes, metais e paredes; ou um desengraxante de mesma base, que desimpregna de diesel os motores; ou ainda sachês florais, que perfumam e neutralizam os cheiros de umidade do aparelho de ar-condicionado. “Nosso objetivo é o mínimo impacto ambiental possível, por isso só usamos produtos naturais e com fórmulas exclusivas”, explica Felipe. 

Nos barcos, especialmente nos maiores, com cabine e camarotes, as principais causas do mau cheiro a bordo são os fungos e as bactérias, que proliferam com a umidade, com o ambiente quase sempre fechado da cabine (quando o barco não está sendo usado) e com a variação constante de temperatura. Instalações malfeitas de estações internas de tratamento de esgoto (quando existem…) ajudam a agravar o problema. Para acabar com esses focos de mau cheiro, só com ajuda profissional. Nos Estados Unidos, já existem três ou quatro empresas especializadas no assunto. No Brasil, por enquanto, só a EcoSpirit.

O que a empresa faz é uma assepsia geral do barco, buscando e exterminando as colônias de fungos, que causam os odores. “Marinheiros, quase sempre, só fazem uma limpeza superficial da cabine”, explica Felipe. “Nós vamos até o foco dos problemas e os eliminamos, pelo menos por um bom tempo”. Mas um barco não precisa estar fedendo horrores para receber a tal higienização. O serviço pode (e deve!) ser preventivo. “O ideal é que se faça essa limpeza duas vezes por ano, porque as colônias de fungos costumam agir muito rápido no meio náutico”, defende o sócio da EcoSpirit.

De onde vem esse cheiro?
Os principais focos do fedor a bordo

CABINE Costuma ser assolada pelo cheiro de mofo, por falta de ventilação. Se o seu barco não tem ventiladores, desumidificadores e condicionadores de ar, que combatem a umidade, faça o marinheiro abri-lo todos os dias para ventilar.
E não entre com os pés molhados nem guarde roupas ou equipamentos úmidos.

ARMÁRIOS O mofo é o principal problema aqui. Para evitar mau cheiro, os armários devem ser bem isolados do costado e ter portas com persianas ou respiros, além de interior de fórmica ou fibra de vidro. Periodicamente, os limpe e ventile muito bem. Cuidado, também, com toalhas molhadas, que jamais devem ser guardadas na cabine.

CARPETES Sempre provocam mofo e bolor. Para evitar o mau cheiro, costado, armários e paióis jamais devem ser forrados com carpete. Se no seu barco for assim, mande tirá-lo imediatamente. Já no piso, que é ventilado, não há problema.

BANHEIRO É uma eterna vítima de odores desagradáveis, por causa da tubulação aberta e da falta de caixas sépticas, que coletam e armazenam o esgoto de bordo. O básico para manter um cheirinho de frescor são a boa ventilação e a limpeza. Se houver uma caixa séptica, aplique bactericida nela uma vez por semana e não se esqueça de esvaziá-la.

CASA DE MÁQUINAS Vazamentos de óleo ou combustível tendem a provocar cheiro ruim. Mantenha o motor sempre bem limpo, porque isso ajuda a encontrar vazamentos nas juntas e mangueiras. Um truque: para neutralizar emergencialmente odores de combustíveis, jogue sabão em pó ou detergente na poça onde o óleo ou a gasolina misturou-se com a água.

 

Autor: Gilberto Ungaretti – Revista Náutica
Publicado em: 08/05/2010 19:00

2 thoughts on “Veja como eliminar os odores a bordo de uma maneira ecologicamente correta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s