Comprei um barco… e agora?

O que você precisa saber antes de escolher onde guardar seu barco

 

Muita gente sonha em comprar um barco. Quando a magia se concretiza, vêm as preocupações: como fazer a manutenção, onde guardar, entre outras. Guardar em casa, muitas vezes é impossível. Lavar, lubrificar e girar o motor é imprescindível ao menos uma vez a cada 15 dias, para depois deixar secar tudo e cobrir. No começo é um ritual de empolgação, mas com o tempo vai se tornando uma obrigação monótona e suas saídas vão ficando cada vez mais espaçadas, devido ao trabalho da volta.

Lembro-me quando era criança, meu pai tinha um barquinho de 5 metros que guardava em casa, chamado Kika. Quando organizava uma pescaria, levava semanas fazendo uma lista das tralhas de pesca que não podia esquecer. Tinha um carro só pra puxar o barco. Dava um trabalhão, ocupava metade da garagem.

Mediante tudo isso, posso afirmar que o custo-benefício de você deixar numa marina é bem mais baixo. Acredito que há critérios que você não pode deixar de levar bem a sério na hora de escolher uma. As vantagens de seu barco estar numa marina são várias. É só avisar que vai utilizá-lo que ele estará pronto para a partida. As saídas se tornam mais frequentes com esta praticidade. Na volta, é só descer do barco, entrar no carro e ir embora, o resto fica por conta da marina. Posso dizer que numa marina os clientes ficam tranquilos quanto à manutenção. De 15 em 15 dias é feita uma lavagem completa na embarcação, giro do motor com água doce e lubrificação. Os estofamentos são lavados e expostos ao sol até secar bem, como os coletes salva-vidas e outros objetos que ficam dentro do barco. Deve existir uma lista de equipamentos de tudo que há no barco que deve ser conferida a cada saída do proprietário ou acrescentada quando necessário. Um barco é um investimento e merece cuidados. As desvantagens de não estar numa marina são inúmeras e os riscos também.

No litoral, um barco guardado em casa é chamatriz para roubo. Outro fator ruim é colocar e tirar o barco sozinho de uma rampa. O risco de rebocar seu barco por estas estradas também é grande. O carro deve ser apropriado e o reboque bem colocado e de acordo com as novas normas do Diretran. O lugar que você vai descer seu barco deve ser seguro para deixar seu carro e nem sempre isso é possível. Antes de colocar o barco na rampa, também tem que se preocupar com a maré. Não esqueça que cada saída requer um tempo prévio. pois tem que se somar o tempo de colocar e retirar o barco da água.

Sempre reforço que o preço de uma marina não deve ser analisado somente pelo preço do pé ou por metro quadrado (o que eu acho mais justo). Deve-se levar em conta a localização da marina, os serviços agregados, bem como os profissionais terceirizados e especializados à disposição, como mecãnicos e pilotos. Uma boa marina deve ter ainda uma bancada de marcenaria onde são efetuados os serviços rápidos nas carretas ou até confecção de carretas nos encalhes. Existe uma vantagem quando a marina é seca, pois não é necessário se preocupar com as mudanças climáticas, nem com marolas ou acúmulos de resíduos nos cascos devido à permanência na água. Toda marina deve ter um certificado expedido pela Capitania dos Portos, qualificando-a como apta em todos os requisitos exigidos pela capitania. Por isso, você deve conhecer e conferir pessoalmente todo o serviço da marina nde você irá guardar sua embarcação.

O Brasil tem hoje mais de 800km de praias e muito que construir para dar apoio aos navegantes e apaixonados pelo mar. Uma marina pode ser mais cara que outra, mas analise tudo o que ela oferece e esteja certo que vai estar em boas mãos.

Por Silmara Damian – Revista Perfil Náutico Nº25

One thought on “Comprei um barco… e agora?

  1. Pingback: Tweets that mention Comprei um barco… e agora? « Informação a bordo -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s