Quando os pequenos vão junto

 

Com bom senso e algumas precauções, crianças são mais do que bem-vindas nos barcos. Só é preciso de certos cuidados


É comum as crianças se entediarem rapidamente a bordo de um barco, porque mal podem se mover livremente nele. Cabe, portanto, aos adultos zelar tanto pela segurança quanto pela distração a bordo para que os passeios sejam bons para todos. Mas, os dois casos se resolvem com bom senso, precauções e regras. Como estas, que fazem parte do bê-a-bá de quem quer partir com as crianças. Até porque, com elas qualquer passeio fica melhor ainda.

O BÊ-A-BÁ PARA LEVAR AS CRIANÇAS PARA O MAR

  • Antes de tudo o uso do colete salva-vidas é obrigatório. E ponto final. Não importa se as crianças sabem nadar. O colete deve ter gola, para manter o rosto sempre fora d’água em caso de queda. Um apito faz parte do kit. A garotada costuma se divertir com ele.
  • Levar uma criança a bordo sem ninguém da idade dela para brincar junto é um furo-n’água. Sozinha, entre os adultos, é mais provável que fique entediada.

  • Esqueça as longas navegações. Prefira passeios curtos, com várias paradas. Lugares com águas serenas, para as crianças mergulharem, são os ideais.
  • Os brinquedos comuns ficam em terra firme. Mas, ora essa, há outros também muito divertidos. Por exemplo: máscara de mergulho e equipamentos de pesca e esqui. Um bote a remo, claro, não pode faltar.
  • É muito importante mostrar à criança que ela faz parte da tripulação. Distribuir tarefas fáceis ajuda a integrá-la e a sentir-se responsável. Peça ajuda para amarrar o barco no píer, verificar a aproximação de outros barcos e aferir os dados de sonda, radar e gps. A garotada costuma contar aos amigos, com orgulho das proezas.
  • Obrigue as crianças a beber muita água – e frequentemente. Tem mais: evite trazer salgadinhos ou comidas diferentes. Prefira alimentos leves, como frutas ou sanduíches.
  • Aja com rigor, proibido crianças (e também adultos!) de pular na água com o barco em movimento, ainda que próximo da orla e com velocidade baixa.
  • Quando o barco estiver em movimento, não tem outro jeito: obrigue as crianças a ficarem sentadas, para evitar tombos. Além disso, proíba de sentarem-se na borda ou na proa do barco, em qualquer circunstância.
  • Casacos a bordo são essenciais mesmo no verão. Eles protegem não só da chuva, mas sobretudo, do vento. Leve também uma muda de roupa seca extra para cada criança. E não se esqueça: toalhas ajudam a preparar um cantinho para dormir.
  • Reclame ou não, a criança precisa usar chapéu, além de protetor solar, que deve ter fator de proteção alto e ser reaplicado com constância. Pode parecer excesso de cuidado, mas não deixe que fique com a pele molhada. As gotas d’água potencializam o efeito dos raios solares. Tenha uma toalha sempre em mãos.
  • Calor em excesso faz mal a gente de qualquer idade. Para resolver o problema, não é preciso bancar o durão. Basta fazer as crianças entrarem na água vez por outra. Elas nem notarão que é um tratamento de saúde.
  • O tempo piorou? Começou a chover? Ainda bem que você é precavido e trouxe papel, lápis de cor e jogos para entreter os pequeninos longe do aguaceiro.
  • Se a criança tem tendência a marear, é melhor recorrer a um remédio antienjôo ainda antes do embarque. E ensine-a a olhar para fora do barco, no horizonte.
  • Claro que, antes de zarpar, você conferiu a caixa de primeiros socorros. Curativos  e remédios contra dor e febre são indispensáveis.

 

 

 

Por Regina Hatekeyama – Revista Náutica Nº268

One thought on “Quando os pequenos vão junto

  1. Pingback: Tweets that mention Quando os pequenos vão junto « Informação a bordo -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s