Será que vai virar?

Os bons sites de previsão do tempo já conseguem acertar 95% das vezes.

Desde os idos mais remotos, o ser humano se preocupa com a previsão do tempo. As primeiras civilizações consultavam os deuses – ou os oráculos. Agora, a cada dia fica mais fácil antever como será o clima no dia seguinte. Ninguém precisa esperar pelas beldades que, de batuta em punho, prestam estes serviços nos jornais noturnos da TV. Basta consultar um site sério na internet. Há dezenas deles. Melhor: o índice de acerto é de 95% se o prognóstico for para as 24 horas seguintes. Quando se trata de previsões com cinco dias de antecedência, a probabilidade diminui, como seria de supor. Ainda assim, o índice de precisão é bem alto: 75%.

Para chegar a tamanho nível de acerto, os sites recorrem a diversas fontes para fazer as previsões. Elas incluem informações obtidas por satélites,  radares e bóias meteorológicas. Pilotos de aviões e comandantes de embarcações também colaboram, alertando como andam as coisas nos lugares por onde passam. A soma dessas informações permita a você sair para o mar sabendo, por exemplo, se entrará uma frente fria ou se há risco iminente de uma tempestade. Quem navega sabe muito bem o quanto isso pode tranquilizar, adiando uma saída ou confirmando que, ao que tudo leva a crer, não haverá perigo de súbita mudança no tempo. Para auxiliar você a entrar no clima, selecionamos alguns dos sites mais confiáveis.

Climatempowww.climatempo.com.br

É um dos mais consultados no país e repletos de mapas que ajudam a explicar as condições meteorológicas também no mar. Tem imagens de satélites atualizadas de hora em hora e previsões (quase sempre bem confiáveis) para cinco dias consecutivos. Oferece, ainda, tábua das marés diárias, embora a previsão delas seja feita apenas por cálculos astronômicos, o que pode gerar alguns errinhos de ordem prática. Mas no geral, é famoso pelo seu alto nível de acertos.

 

Meteoro Marinhowww.mar.mil.br/dhn/chm/meteo

É o boletim oficial do Serviço Meteorológico da Marinha do Brasil e bem cotado entre marinas e iate clubes. Para os leigos, não é tão simples de consultar, pois divide o país em regiões nem sempre óbvias: a”Área Alfa”, por exemplo, vai do Chuí ao Cabo de Santa Marta. Além disso, contém tantas abreviatuas e símbolos que tem até glossário! Mas indica, de modo confiável, o tempo, o vento, as ondas e a visibilidade em cada uma das regiões. É só saber o nome da que lhe interessa.

 

Buoyweatherwww.buoyweather.com

É considerado preciso e goza de bom conceito entre os gringos. Fornece a altura das ondas e a velocidade do vento em todos os mares do mundo. Tem muitos recursos, mas cobra pela maioria das informações (como a previsão do tempo mais detalhada). Em compensação, oferece 15 dias de acesso grátis e pode enviar informações por e-mail. É fácil de entender, desde que se tenha algum conhecimento em inglês. Já os gráficos coloridos qualquer um entende.

 

CPTEC www.cptec.inpe.br

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos climáticos (CPTEC) é um filhote do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Traz dados detalhados sobre chuvas, temperaturas, umidades, ventos, pressões atmosféricas e nuvens para todas as regiões do Brasil. E tem um serviço específico para navegantes, com resumo das condições do mar próximo às principais cidades da costa, com detalhes dos ventos, altura das ondas, correntes, etc.

 

Windguruwww.windguru.cz/pt

É um site voltado para windsurfistas e kitesurfisas, mas que, há muito tempo, virou guru (seu nome não é nenhum exagero) também para os velejadores e navegantes em geral, já que trata, com a precisão de poucos, a questão dos ventos, no mundo inteiro. É, no entanto, simples de navegar e bem prático, com páginas em português e um cardápio já pronto de 150 pontos disponíveis no território brasileiro. Basta clicar e saber o que Éolo reserva pra você lá.

por Amanda Denti – Revista Náutica Nº268

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s