Não espere o verão para fazer revisão no seu barco

Se o seu barco tem ficado mais parado do que navegando ou se você pretende usá-lo pra valer nas próximas férias de verão, aceite a nossa sugestão: não espere o verão chegar para fazer aquela completa e necessária revisão.  Ao contrário, o momento certo para isso é agora, quando existe disponibilidade de mão de obra tanto nas marinas quanto nas oficinas náuticas. Assim sendo,  o que levaria um mês ou mais de reparos durante o verão, pode ser resolvido em apenas uma ou duas semanas, se feito agora.

Além do mais, se deixar para levar o barco aos mecânicos só as vésperas do verão, você, além de correr o risco de ficar na mão, certamente pagará mais caro pelos mesmos serviços, porque as oficinas  náuticas costumam ficar lotadas  a partir do final de novembro e, como não precisam de novos clientes, castigam no preço. Ou seja, a antecipação da revisão implica também em alívio para o bolso.

Além disso, com a manutenção antecipada, é possível programar direitinho o prazo no qual o barco ficará parado, sem prejudicar seus passeio futuros nem correr o risco de perder as férias de janeiro. Contudo, dá pra fazer tudo com calma, o que também representa fazer benfeito, e ainda sobra tempo para (se for o caso) pesquisar melhor a compra de peças, especialmente se elas forem importadas, o que demanda mais tempo para os concertos. Já se a manutenção for feita agora, bastará cerca de uma semana (no caso de lanchas de até 30 pés) ou no máximo 20 dias (no caso de barcos maiores) para sua embarcação ficar pronta para voltar a navegar e já ficar de olho no próximo verão.

Também os preços da mão de obra são bem maiores no verão, o prazo pedido pelas oficinas de serviços náuticos é quase sempre maior do que a ansiedade dos donos de barcos em voltar a usá-los. Portanto, para não ficar a ver navios em pleno mês de janeiro, comece a se mexer desde já. Não, não é tão cedo quanto parece.

O que você precisa fazer?

No caso de lanchas que ficam sem vagas
Ou seja, em galpões fora d’água, o mais importante é cuidar do motor. Dependendo do número de horas de uso dele, pode ser necesária uma simples revisão (troca de óleo e filtros) ou uma bem mais complexa, com limpeza e até troca dos bicos injetores.

– A parte elétrica também merece atenção especial
Verifique luzes de navegação, bombas e acionamentos automáticos de porão, quadro de interruptores, cheque o seu funcionamento.

– Convém lubrificar os cabos do comando
Do volante e do motor, porque barco parado emperra rápido.

No caso de motores à diesel
É bastante conveniente limpar também o tanque de combustível, porque o diesel costuma formar uma espécie de “borra” interna no tanque.

– Veleiros exigem ainda mais manutenção
Especialmente nos taiamentos do mastro, nas catracas (que devem ser desmontadas e lubrificadas) e nas ferragens, que se tiverem danos, devem ser substituídas.

– Se o barco tiver banheiro e/ou motor de centro
Confira o estado das válvulas do fundo do casco, bem como as mangueiras, abraçadeiras e os respiros do tanque de combustível.

– É hora também
De tirar eventuais trincas do casco e de um polimento geral no gelcoat

– No caso de barcos que ficam na água
Será preciso limpar e pintar o fundo do casco. Além disso, aproveite para fazer a troca dos anodos de sacrifício do motor e verificar se há empeno nos eixos ou danos nas hélices.

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