Náutica em prol do meio ambiente

Como cada vez mais temos que evitar o máximo de interferência no meio ambiente no segmento náutico não poderia ser diferente, no estado de São Paulo começou uma grande mudança nos hábitos e procedimentos com a quebra de paradigmas para marinas e marinheiros e donos de embarcações.

O Projeto pioneiro no Brasil chamado de Projeto Marinas da CETESB (Companhia Ambiental no estado de São Paulo) foi desenvolvido pelo biólogo Luiz Carlos Milanelli, que criou novas formas e procedimentos que uma marina e marinheiros devem ter para operar sem interferir no meio ambiente.

O objetivo do projeto é atingir a adequação física e operacional das atividades ligadas ao setor náutico e pesqueiro, visando a mudança de postura ambiental e a incorporação de boas práticas de gestão, as quais vão resultar na melhoria da qualidade dos ambientes costeiros e promover a mudança de postura do segmento náutico e pesqueiro, visando a substituição de hábitos e procedimentos inadequados por rotinas e práticas adequadas e inofencivas ao meio ambiente, as quais são denominadas Boas Práticas de Gestão e Manejo.

Com certeza várias secretárias que cuidam do meio ambiente  nos demais estados brasileiros vão adotar estes procedimentos do pioneiro Projeto Marinas. Toda essa mudança é muito importante para o segmento náutico e as empresas do segmento náutico tem aderido bem a causa.. A primeira marina referência que tem sido modelo para o mercado é a Marina Porto Ilhabela, timoneada pelos proprietários Gunnar e Marcos Möller, situada em Ilha Bela no litoral norte de São Paulo, praticamente com muito esforço, trabalho e muito investimento próprio ela tem se adequado a todos os quesitos exgidos pelo Projeto Marinas.

Com produtos não poderia ser diferente, a linha de produtos de limpeza e conservação para embarcações lança ao segmento náutico a linha ECOSEA – a primeira linha de produtos 100% naturais feitos só com matéria prima vegetal, sem derivados químicos que se degradam 96% em cerca de 14 no meio ambiente.

Com isso pode-se perceber que uma grande quantidade de marinas e empresas do segmento náutico estão empenhadas e se propõem a mudar em prol do meio ambiente e de deixar um mundo melhor para as próximas gerações.

 

Matéria retirada da revista BOATSHOPPING, nº31.

3 thoughts on “Náutica em prol do meio ambiente

  1. Sou Assessora de Comunicação do Projeto Marinas “Do Rio ao Mar” que visa, produzir,sistematizar e, principalmente, propagar informações sobre práticas de gestão de vários tipos de poluição associadas às atividades náuticas. Este projeto é o módulo educacional do Projeto Marinas – CETESB, mencionado acima. A instituição responsável é Associação Sócioambientalista Somos Ubatuba – ASSU, fomentada pelo FEHIDRO, via Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Se houver interesse em publicar mais matérias sobre as ações e resultados do Projeto, estou à disposição.
    Atenciosamente,
    Lorena Vita
    Assessora de comunicação do Projeto Marinas do Rio ao Mar
    Tels (12) 91020397/ Tel. (12) 38332192

  2. Sou Assessora de Comunicação do Projeto Marinas do Rio ao mar que visa, produzir,sistematizar e, principalmente, propagar informações sobre práticas de gestão de vários tipos de poluição associadas às atividades náuticas. Este projeto é o módulo educacional do Projeto Marinas – CETESB, mencionado acima. A instituição responsável é Associação Sócioambientalista Somos Ubatuba – ASSU, fomentada pelo FEHIDRO, via Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Se houver interesse em publicar mais matérias sobre as ações e resultados do Projeto, estou à disposição.
    Atenciosamente,
    Lorena Vita
    Assessora de Comunicação do Projeto Marinas do Rio ao Mar
    Tels (12) 91020397/ (12) 38332192

    • Olá Lorena.
      Há interesse sim, os assuntos relacionados ao meio ambiente e às práticas de gestão de vários tipos de poluição associadas às atividades náuticas são de extrema importância para a nossa empresa. Peço que envie matérias, ações e mais resultados deste projeto para o e-mail: felipe@fibrafort.com.br.
      Agradecemos pela disposição.
      Atenciosamente,
      Felipe Lenon
      Marketing Fibrafort

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s