Saiba quais os equipamentos que exigem mais manutenção nas lanchas

Por Otto Aquino
Da Náutica 236

Não basta ter um barco, é preciso cuidar dele! Uma boa manutenção deveria fazer parte do dia-a-dia de todos os donos de barcos. E por uma boa razão. Imagine-se num passeio com a família, a bordo de uma embarcação que, por algum motivo, ficou cerca de um mês sem ir para a água — o que é bem frequente por sinal e algo arriscado, como se verá mais adiante. De repente, no meio do mar, o motor simplesmente pára de funcionar, provocando preocupação, principalmente quando todo mundo percebe que o experiente comandante (ou seja, você!) não faz a mínima ideia do que aconteceu com ele. Só ao pedir ajuda e, depois, pagar um mecânico para resolver o problema é que você descobre, da pior maneira, qual é o preço da imprevidência. Sim, seu motor não estava com a revisão em dia. Pior: não era usado há tempos — e barcos precisam navegar com frequência, sob o risco de o motor entupir e outros equipamentos pifarem, sem qualquer aviso prévio. Moral da história: prevenir-se em terra firme é uma questão de inteligência, no mar, é um fator de sobrevivência. Não se brinca com barcos sem manutenção.

Como a dura realidade vive ensinando, para ampliar a vida útil de um barco é preciso seguir um programa de manutenção preventiva e fazer revisões periódicas nas partes mecânicas — motores, principalmente. No primeiro caso, os reparos, muitas vezes, podem ser feitos por você mesmo, sem o custo de mão-de-obra especializada. São medidas simples, como a troca dos anodos de sacrifício, pintura do fundo do casco, lubrificação do sistema de direção e limpeza do tanque de combustível. Já as revisões periódicas do motor exigem gente com conhecimento e responsabilidade. Mas são fundamentais. De acordo com especialistas na área, o custo de um check up de motor equivale a apenas cerca de 10% do valor que se gastaria se ele quebrasse por falta, justamente, de revisão. Ou seja, você não fica sem o barco na hora errada e ainda faz economia — sem falar na desvalorização de sua lancha ou veleiro por falta de manutenção, o que pode ser de até 20%, em relação a um outro barco igual e bem conservado. Afinal, embarcações, ao contrário dos automóveis, são avaliadas pelo seu estado e não necessariamente pela sua idade ou pelo tempo de uso.

Convencido? Então, confira quais são os principais equipamentos que exigem manutenção frequente nos barcos a motor.

Tanque
Se o seu motor for a diesel, limpe, uma vez por ano, o tanque de combustível. Isso evita, principalmente, o entupimento dos filtros.

Extintor
Dê uma olhadinha você mesmo para certificar que ele esteja no prazo de validade.

Salvatagem
Dedique atenção especial ao equipamento de salvatagem, como bóias, foguetes e sinalizadores. Eles devem estar sempre em bom estado e na validade.

Luzes
Sempre que possível, teste o estado das luzes de navegação. É uma maneira de evitar acidentes noturnos.

Direção,
Lubrificar o sistema de direção é fácil e ajuda a manter o volante sempre em bom estado.

Sanitários
Para não haver surpresas durante o passeio, dê descarga em todos eles para checar se funcionam.

Cunhos
A cada passeio, veja se os cunhos, amarradores e olhais de amarração não estão frouxos.

Gaiútas e vigias
Não tenha vergonha de jogar baldes de água sobre as gaiútas e vigias para testar se o vedamento está em bom estado.

Porão
Limpe o porão você mesmo toda semana. Isso evita que a bomba de esgotamento entupa.

Conexões
Cheque mangueiras, conexões e abraçadeiras. Se estiverem gastas ou com má aparência, troque-as imediatamente. Custam pouco, mas podem comprometer a segurança a bordo.

Casco
Não basta lavar com água doce. A presença de trincas, bolhas ou fissuras na pintura do fundo do casco podem indicar infiltrações.

Anodos
É fundamental trocá-los a cada seis meses, para evitar que a corrosão se espalhe pelo seu barco.

Rotor
É uma das peças mais importantes do motor. Deve ser trocada, no máximo, a cada seis meses, sob o risco de superaquecer e pifar o motor.

Baterias
Para que elas funcionem bem, faça uma inspeção nos terminais e conectores, pelo menos, a cada seis meses.

Filltros
Os filtros de água salgada e de combustível devem ser limpos, para evitar panes no motor.

Fiações elétricas
Verifique se a fiação está bem presa e se o quadro elétrico está em boas condições. Curtos-circuitos são uma das causas mais comuns de incêndios a bordo.

Cabine
Areje a cabine uma vez por semana, para evitar mau cheiro e mofo a bordo.

Âncora
As soldas da âncora, bem como o estado da sua corrente e o mecanismo de recolhimento, são itens de segurança e devem ser checados, pelo menos, a cada 15 dias.

3 thoughts on “Saiba quais os equipamentos que exigem mais manutenção nas lanchas

  1. todas as resportagens da Fibra fort são muito interessantes, mas essa sem dúvida foi a maior importancia e qualidade pois nos trouxe uma série de conhecimentos que proprietários/ usuários de lanchas/barcos não sabem e /ou não atentam, apenas para a segurança da embarcação e passageiros mas pela conservação do bem.

    Parabéns a redação!!!

  2. todas as reportagens da Fibra fort são muito interessantes, mas essa sem dúvida foi a maior de grande importancia e qualidade pois nos trouxe uma série de conhecimentos que como proprietários/ usuários de lanchas/barcos muitas vezes não sabemos e /ou não atentamos, não apenas para a segurança da embarcação e passageiros mas pela conservação do bem.

    Parabéns a redação!!!

    • Bom dia Mirani,
      Nós da Fibrafort gostaríamos de agradecer pelos elogios e aproveitar a oportunidade para dizer que é com imenso prazer que oferecemos aos navegantes e à todos os interessados no mundo náutico dicas úteis e importantes, além de notícias, eventos e lançamentos de novos produtos.
      Agradecemos também à todos os leitores do Blog por acompanhar com carinho tudo que aqui é postado.

      Felipe Lenon
      Dpto de Marketing Fibrafort

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