Veja o que fazer para evitar o maior causador de naufrágios, o fogo

Por Otto Aquino
Da Náutica 236

Apesar de todos os avanços tecnológicos e da introdução de novos sistemas de segurança nos barcos, incêndios ainda acontecem. São poucos, é verdade. Mas, quando ocorrem, não costumam ser menos devastadores. Aliás, causam mais perdas que os próprios naufrágios! Isso acontece porque as matérias-primas usadas na confecção dos cascos são altamente inflamáveis. Além disso, existe o uso intensivo de materiais combustíveis a bordo, como plásticos, borrachas, painéis, bancos, madeiras, carpetes e tapetes. Basta um curto-circuito provocado por uma instalação mal feita ou mal conservada ou uma sobrecarga de energia e o seu sonho pode virar cinzas — sem contar o risco verdadeiro para os ocupantes do barco. Por isso, no caso de prevenção contra o fogo, é indiscutível a necessidade de seguir à risca todas as normas de segurança. Como estas aqui.

O que fazer
Quatro passos essenciais em uma emergência

1 Desligue imediatamente a chave geral
4 Deixe a tripulação a barlavento, onde as chamam não chegam
3 Use o extintor e feche o ambiente, para abafar o fogo
2 Corte a passagem de combustível para o motor

O que não fazer:
Nada de gambiarras na parte elétrica do barco! Fios e conectores são os principais gatilhos na maioria dos incêndios a bordo.

Álcool é altamente inflamável. Perto de um fogão, então, é perigo na certa! Por isso, prefira sempre o álcool na forma de gel, que não inflama. Mesmo assim, mantenha-o longe das fontes de calor.

Botijões de gás, quando inevitáveis a bordo, devem ficar só nas áreas externas e bem arejadas, e com a válvula protegida do sol.

Instale um exaustor no compartimento do motor. Ele deve ser acionado antes de dar a partida, para liberar os vapores da gasolina.

Não deixe objetos nem nada solto dentro do compartimento do motor, porque podem enroscar nas correias e gerar fagulhas.

Antes de dar a partida, sinta se há cheiro de gasolina no compartimento dos motores. Se houver, não ligue o barco.

Motores a diesel correm menos riscos de incêndio, pois o ponto de fulgor do óleo diesel (temperatura na qual o combustível inflama) é de apenas 60 graus. Mesmo assim, convém não descuidar.

Mantenha sempre um extintor perto do piloto. O ideal, porém, são três: um com ele, outro na proa e um terceiro na popa.

Forros, estofamentos e almofadas devem ser confeccionados com material que não pega fogo – sim, existe!

Evite guardar gasolina nos paióis, especialmente dentro de embalagens plásticas. É que os simples vapores desprendidos da superfície desse material já podem entrar em combustão.

Os tanques de gasolina devem ficar bem afastados do motor o que evita o contato com o calor gerado por ele.

Use apenas mangueiras especiais para gasolina. E coloque duas braçadeiras em cada conexão da mangueira de abastecimento.

Vistorie todas as braçadeiras dos tubos a cada seis meses, no máximo. Elas devem ser de aço inox.

Prefira tanques de alumínio ou de polietileno. Os de aço inox podem causar vazamento nas soldas se as chapas forem finas demais.

Os curto-circuitos causam fogo. Equipamentos inadequados e sobrecarga de energia são alguns dos erros mais comuns.

Todos os fios devem ser estanhados, o que evita a corrosão. E os circuitos devem ser protegidos por disjuntor ou fusível.

O cabo do motor de arranque precisa ter fusível próprio, para que, em caso de pane, não haja curto-circuito.

As baterias devem estar separadas do motor e ficar sempre acima da linha d’água.

Os terminais da bateria devem ser prensados e não soldados, para evitar que os cabos se soltem. A bateria deve ser bem fixada, para que não vire com o balançar do barco.

Se você permitir que fumem a bordo, faça com que isso aconteça apenas no convés, jamais dentro da cabine.

Ao abastecer, desligue o motor, não fume, não cozinhe e não use nenhum aparelho elétrico. Em um barco, prevenção nunca é demais.

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