Vai sair para passear?

Então veja o que ter a bordo para não passar sufoco…

Por Regina Hatakeyama
Da Náutica 235

Antes de sair para passear de barco, é bom conferir se alguns itens básicos estão a bordo. Afinal, no meio do caminho qualquer coisa pode acontecer. Confira abaixo 20 itens indispensáveis em qualquer embarcação.
Documentos do barco
Não importa a duração ou a extensão do passeio, tenha sempre a bordo o título de inscrição do barco, o seguro obrigatório e o termo de responsabilidade, que garante que o barco está em ordem. Caso contrário, será problema na certa, com uma eventual fiscalização da Marinha. Mas coloque tudo dentro de um saco plástico, para não molhar.

Cartas náuticas
– Não confie só no seu conhecimento da região ou no GPS, porque — acredite! — ambos podem falhar. Além disso, GPS também são muito suscetíveis a pifar ou ficar sem bateria. Por isso, tenha sempre a bordo uma boa e velha carta náutica de papel. Até porque o espaço que ela ocupa é mínimo.

Documentos pessoais
A carteira de habilitação — é claro! — também é obrigatória, bem como algum documento pessoal com foto. Se for pescar, seja onde for, a licença de pesca amadora do Ibama é absolutamente fundamental.

Instrumentos de navegação
Tenha, pelo menos, um GPS e uma bússola (porque o GPS pode parar de funcionar, lembre-se novamente disso!). Uma sonda para checar a profundidade também vai bem e não custa tão caro assim.

Rádio VHF
É obrigatório apenas para barcos de mar aberto, mas o bom senso recomenda ter um a bordo de qualquer lancha ou veleiro acima de 16 pés.

Combustível de sobra
Jamais saia sem checar o nível dos tanques e calcule, com bastante folga, de quantos litros irá precisar, em função da distância que pretende percorrer (para isso, é preciso saber previamente o consumo do seu barco). Mas lembre-se de que quanto mais peso a bordo ou mais agitada estiver a água, maior será o consumo. Por segurança, adote a célebre recomendação da Marinha: 1/3 de combustível para ir, 1/3 para voltar e 1/3 de reserva. Sempre!

Radar
É indispensável para navegar à noite ou sob baixa visibilidade, porque, afinal, barcos não têm faróis para iluminar o caminho.

Refletor de radar
Pelo mesmo motivo, convém ter um refletor de radar, que indicará a sua existência no radar de outros barcos que estejam por perto. Instale um de alumínio e o mais alto possível no seu barco.

Cabos
Além de uma boa quantidade de cabos para ancoragens e atracações, leve também um cabo extra, para improvisar em caso de emergência — como um eventual reboque, por exemplo. Ah! E lembre-se: não existem “cordas” nos barcos. Só “cabos”. “Corda”, só se for para enforcar o coitado que disser isso.

Carga nas baterias
O funcionamento de tudo o que é essencial em um barco depende de energia: rádio, eletrônicos, luzes de navegação e especialmente a partida dos motores, que não são como o dos automóveis, em que dá para pegar no tranco. Portanto, partir com pouca bateria ou bateria com problemas de carga é muito perigoso. Na dúvida, tenha uma de reserva. E verifique a sua carga também a cada passeio.

Balde
Não se trata de mau agouro e, sim, pura precaução. Tenha sempre um balde um vasilhame a bordo, para ajudar a retirar a água que eventualmente entrar e empoçar no porão — em todo barco entra e empoça. Mesmo que tenha bombas para isso. Elas podem parar de funcionar ou não dar conta do serviço.

Estojo de primeiros socorros
De novo, simples precaução, porque, afinal, acidentes acontecem e nos barcos são comuns as topadas e pancadas. De tempos em tempos, confira se está tudo lá, sem se esquecer dos prazos de validade: vaselina (para queimaduras), anti-séptico, remédio contra enjôo, analgésico, antialérgicos (para o caso de picadas de insetos nas paradas), gaze, esparadrapo, talas, pinça e agulha, para tirar espinhos e farpas.

Capota
Num clima quente como o nosso, as capotas são fundamentais em qualquer passeio de barco. Depois de um tempo ao sol, tudo o que todos querem é uma boa sombra — acredite! Portanto, se seu barco não tiver uma, mande instalar.

Protetor solar
Pelo mesmo motivo, e com uma agravante: com o barco em movimento, ninguém sente o sol queimar. Mas como queima…

Água nos tanques
Você vai precisar, nem que seja para o chuveirinho ou a pia. Se seu barco tiver banheiro, então, nem se fala! Aliás, antes de sair, cheque se o vaso sanitário e a descarga estão em ordem e funcionando bem. Não há nada mais constrangedor do que alguém precisar usar e não funcionar.

Água para beber
Não importa a duração do passeio, jamais parta sem água fresca para beber a bordo. Você nunca sabe o que pode acontecer no caminho, nem se alguém vai ficar com sede antes do tempo.

Lanterna
Mesmo que você não tenha em mente navegar à noite, ela pode quebrar um bom galho na hora de iluminar o porão ou fazer algum reparo mecânico.

Caixa de ferramentas
São tão obrigatórias em um barco quanto o próprio casco; você logo irá aprender isso. Tenha uma com, no mínimo, os seguintes itens: várias chaves de fenda, chave inglesa, chave Philips, alicate, braçadeiras, chaves de boca, chave para a porca do hélice, fusíveis, fita isolante, parafusos e porcas extras. Se o seu barco for um veleiro, o alicate deve ser de corte e ter capacidade para partir o maior cabo de aço da armação do mastro.

Caixa térmica
Se não tiver geladeira, tenha, pelo menos, uma caixa térmica com gelo a bordo, para manter pelo menos as bebidas geladas. E não se esqueça de comprar gelo antes do passeio.

Pouquíssima bagagem
Instrua seus acompanhantes a usarem só bolsas pequenas e moles, que são mais fáceis de acomodar a bordo. Elas devem conter, no máximo, toalha, boné, protetor solar e uma muda extra de roupa, para depois dos mergulhos, além de um casaco, de preferência impermeável, para o caso de chuva ou frio na volta.

Máscara de mergulho
E não é nem só para se divertir na água. Você vai precisar de uma, com snorkel, caso tenha de soltar algum cabo enroscado no hélice ou checar o estado do casco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s