Manutenção de motores – Fique atento com o aquecimento

Texto: Luciano Westphal
Boat Shopping n° 26

Chegou o final de semana e você prepara tudo para sair com sua embarcação, convida os amigos, prepara a comida, a bebida e sai para o mar. Quando você acha que está tudo perfeito, toca o alarme de temperatura do motor.
O que aconteceu?
Muitas vezes os problemas nos motores não são visíveis e nos pegam de surpresa. O aquecimento do motor pode acontecer devido a vários fatores, mas pode ser evitado fazendo uma correta manutenção preventiva.
Motores Gasolina
Os motores gasolina geralmente V6 e V8 são fabricados com muitas peças em ferro fundido, escapamentos, curvas de escapamento, carcaça da válvula termostática e etc. Estas peças têm o contato direto com a água salgada, portanto a vida útil vai depender de uma boa manutenção.
A maneira mais simples para evitar a corrosão destas partes é funcionar o motor com água doce logo após a retirada da embarcação do mar, nunca devemos deixar o motor para adoçar no dia seguinte, pois o mesmo ficará cheio d’água salgada nas partes internas aumentando a corrosão o que acaba obstruindo as passagens da água, conseqüentemente fazendo o motor aquecer.
Motores Diesel
Os motores Diesel possuem um sistema fechado de água doce que circula nas partes internas do motor, mas não estão livres dos problemas de corrosão. Os trocadores de calor são resfriados com a água do mar e conseqüentemente também podem sofrer corrosão e diminuir a quantidade de passagem da água, fazendo com que o motor aqueça. Na maioria dos motores a Diesel o circuito de água doce é fechado e possui aditivo de radiadores (anti corrosivos).
Vale lembrar que a limpeza dos trocadores de calor, after coolers e a troca de seus anodos também fazem parte desta manutenção preventiva.
Rotor de bomba dágua
O rotor da bomba d’água salgada é uma importante, peça que também deve ser verificada e substituída periodicamente. Esta é responsável pela sucção da água salgada do mar e circulação da água nas partes internas do motor. A quebra do rotor da bomba d’água resultará num aquecimento imediato do motor.

One thought on “Manutenção de motores – Fique atento com o aquecimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s