Seu barco não cheira bem? Não disfarce! Nós te ajudamos a solucionar o problema

Por Regina Hatakeyama
Da Náutica 224

Não é só uma questão de incômodo ou higiene. Odores desagradáveis que, às vezes, assolam as cabines dos barcos podem até provocar enjôo em quem mareia. Portanto, há também um conteúdo de saúde na manutenção de bordo — especialmente nos barcos que ficam fechados por muito tempo. O básico para manter um cheirinho de frescor numa lancha ou veleiro são a boa ventilação e a limpeza, principalmente nos porões e cantinhos mais escondidos. Restos de alimentos, lixo esquecido ou vazamentos de combustível são fatais para o bem-estar posterior na cabine. Isso não chega a ser um problema se o próprio dono se encarregar do serviço. Mas se a limpeza ficar a cargo de outra pessoa ou o barco for de segunda mão, a história pode bem ser outra. E, nesse caso, convém saber a diferença entre um barco limpo e um apenas cheiroso. “Fico com um pé atrás quando sinto cheiro de flores do campo”, diz o velejador Ton Cuencas. “Tem marinheiro que usa esse truque para encobrir o cheiro de mofo”, completa Messias Barbosa, especialista em manutenção e recuperação de barcos, da
Master Yachts. O segredo, enfim, está em saber de onde vem o mau cheiro e não apenas em encobri-lo. Veja o que fazer em cada caso:

Mofo na cabine:
Ventiladores, desumidificadores e condicionadores de ar combatem a umidade, pois fazem o ar circular. Mas mesmo que seu barco tenha tudo isso, mande o marinheiro abri-lo todos os dias. E não guarde equipamentos úmidos na cabine

Mofo nos armários:
Os armários têm de ser bem isolados do costado e ter portas com persianas ou respiros, além de interior de fórmica ou fibra. Ventile e limpe-os bem sempre. Cuidado também com toalhas molhadas, que jamais devem ser guardadas na cabine

Mofo no carpete:
Costado, armários e paióis nunca devem ter forro de carpete. Se no seu barco for assim, mande tirá-lo imediatamente. Já o carpete no piso, que é ventilado, não há problema.

Sujeira no ar-refrigerado ou água parada no desumidificador:
Mande limpar os dutos e filtros do ar-refrigerado. E seque o reservatório de água do desumidificador. Cuidado para que o dreno do ar-refrigerado não vaze na cabine. 
Má vedação de janelas e vigias:
Verifique periodicamente o estado das borrachas de vedação e, nos passeios, lembre-se de fechar bem a cabine quando chover ou houver borrifos de água no convés.

Água parada no porão ou no poceto:
Esgote toda a água na volta dos passeios e faça uma boa limpeza geral uma vez por semana. Pinte o porão com tinta de poliuretano ou gelcoat, para facilitar a limpeza, e troque todas as mangueiras de combustível a cada dois anos.

Vazamento de óleo ou combustível:
Mantenha o motor bem limpo, pois isso ajuda a encontrar vazamentos nas juntas e mangueiras, e faça revisões periódicas. Uma dica: para neutralizar emergencialmente odores de combustíveis, jogue sabão em pó ou detergente na poça onde ele se misturou com a água.

Limbo e algas mortas na tubulação:
Mesmo que não usar sempre o barco, mande alguém dar descarga nos vasos sanitários ao menos uma vez por semana. Mas, para isso, use água doce. Senão, piora. Além disso, use apenas mangueiras apropriadas para esgoto.

Sujeira na caixa séptica ou na de águas usadas:
Se em vez de estações de tratamento de esgoto seu barco
tiver caixas de coleta e armazenamento, aplique bactericida nelas uma vez por semana e não se esqueça de esvaziá-las.

Zinabre nas instalações e terminações elétricas:
É perigosíssimo porque, com o tempo, além de cheirar mal, destrói as ligações e os pólos das baterias. Faça, portanto, uma manutenção periódica em toda a fiação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s